ATIVIDADE 1 - GRUPO 3
TEXTO “PAUSA” DE MOACYR SCLIAR
Disciplina: Língua Portuguesa
Público: 9º ano E. F
Duração: 6 aulas
Introdução: Ler, compreender e aplicar o gênero textual narrativa
(tempo, espaço, personagem e enredo).
Justificativa:
Desenvolver no aluno competências de leitura e escrita; que o mesmo tenha a
capacidade de decodificação e compreensão, abrangendo o conhecimento das várias
formas de escrita.
Assistir os filmes a fim de entenderem a
importância de saber ler e escrever.
Objetivo: Levar o aluno a compreender o gênero textual
crônica; reconhecer as características do agrupamento tipológico “narrar”,
identificando-as em diferentes agrupamentos e contextos.
Dar um final
diferente para o texto e finalizar com uma exposição dos mesmos na biblioteca
para apreciação dos colegas.
Conteúdo: Texto “Pausa” de Moacyr Scliar e os filmes “Cor
púrpura” e “Canguru Jack”.
Metodologia: Antes da leitura, o professor vai
antecipar sugerindo alguns procedimentos: propõe que os alunos pesquisem sobre
o título e o autor do texto (na Internet).
Após a leitura, o professor separa a
sala em grupos, pede para os alunos registrarem as informações sobre os motivos
que levam o personagem a sair em pleno domingo, fingindo trabalhar, para dormir
o dia todo em um hotel, sem nenhum conforto.
Socialização, com o objetivo de
comparar as várias interpretações, estimular o aluno a refletir sobre o
comportamento do personagem.
Recuperar o contexto, levar o aluno a
relacionar o comportamento do personagem com a vida real, entre a família, o
trabalho e o cotidiano.
Intertextualidade: comparar com o
quadro do programa “Fantástico” – “O mundo sem mulheres”. Assim como no
programa, a personagem precisa de um tempo só dele.
Apreciação de ordem moral, política e
social, buscar seu espaço, enquanto ser individual no grupo familiar, em que a personagem usa como estratégia se refugiar aos
domingos.
Leitura do texto inteiro (silenciosa), para
levantamento do vocabulário; Leitura oral; Pistas linguísticas que dão
coerência ao final do texto; Linguagem escrita (em duplas); Eliminar os dois
últimos parágrafos mudando o desfecho; Assistir os filmes “Cor púrpura” e “Canguru
Jack”.
Recursos didáticos: Texto “Pausa”, filmes, dicionários, acessa e roda
de conversa.
Avaliação: Exposição das reproduções textuais.
Parte diversificada – alunos com dificuldades
– linguagem oral.
Meninas,
ResponderExcluirAdorei o projeto para o texto "pausa".
Abçs.