sexta-feira, 14 de junho de 2013

Plano de Aula do Texto "Pausa" Moacyr Scliar

ATIVIDADE 1 - GRUPO 3
TEXTO “PAUSA” DE MOACYR SCLIAR
Disciplina: Língua Portuguesa
Público: 9º ano E. F
Duração: 6 aulas
Introdução: Ler, compreender e aplicar o gênero textual narrativa (tempo, espaço, personagem e enredo).
 Justificativa: Desenvolver no aluno competências de leitura e escrita; que o mesmo tenha a capacidade de decodificação e compreensão, abrangendo o conhecimento das várias formas de escrita.
Assistir os filmes a fim de entenderem a importância de saber ler e escrever.
Objetivo: Levar o aluno a compreender o gênero textual crônica; reconhecer as características do agrupamento tipológico “narrar”, identificando-as em diferentes agrupamentos e contextos.
Dar um final diferente para o texto e finalizar com uma exposição dos mesmos na biblioteca para apreciação dos colegas.
Conteúdo: Texto “Pausa” de Moacyr Scliar e os filmes “Cor púrpura” e “Canguru Jack”.
Metodologia: Antes da leitura, o professor vai antecipar sugerindo alguns procedimentos: propõe que os alunos pesquisem sobre o título e o autor do texto (na Internet).
Após a leitura, o professor separa a sala em grupos, pede para os alunos registrarem as informações sobre os motivos que levam o personagem a sair em pleno domingo, fingindo trabalhar, para dormir o dia todo em um hotel, sem nenhum conforto.
Socialização, com o objetivo de comparar as várias interpretações, estimular o aluno a refletir sobre o comportamento do personagem.
Recuperar o contexto, levar o aluno a relacionar o comportamento do personagem com a vida real, entre a família, o trabalho e o cotidiano.
Intertextualidade: comparar com o quadro do programa “Fantástico” – “O mundo sem mulheres”. Assim como no programa, a personagem precisa de um tempo só dele.
Apreciação de ordem moral, política e social, buscar seu espaço, enquanto ser individual no grupo familiar, em que a personagem usa como estratégia se refugiar aos domingos.
Leitura do texto inteiro (silenciosa), para levantamento do vocabulário; Leitura oral; Pistas linguísticas que dão coerência ao final do texto; Linguagem escrita (em duplas); Eliminar os dois últimos parágrafos mudando o desfecho; Assistir os filmes “Cor púrpura” e “Canguru Jack”.
Recursos didáticos: Texto “Pausa”, filmes, dicionários, acessa e roda de conversa.
Avaliação: Exposição das reproduções textuais.

Parte diversificada – alunos com dificuldades – linguagem oral.

Um comentário: